Chef de cozinha mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte, Leo Paixão formou-se em Medicina pela UFMG em 2006. Em 2009 foi para Paris onde formou-se em cozinha francesa pela École Superieure de Cuisine Française, Ferrandi. Após estagiar com chefs estrelados como Joel Robüchon e Pierre Gagnaire, Leo voltou ao Brasil. Fez dois anos de consultoria no restaurante francês Taste Vin, de onde saiu para abrir seu primeiro restaurante, Glouton em 2013. Hoje o restaurante com a maior variedade de prêmios regionais, nacionais e internacionais do estado, o Glouton nomeia o que é hoje um grupo de restaurantes da capital mineira.
Jurado do extinto Mestre do Sabor da Rede Globo, Leo tornou-se um relevante influenciador digital com a produção de receitas diárias durante a pandemia de COVID19, o que aproximou muito os seguidores do dia a dia de sua cozinha e sua família e levantou perto de 1 milhão de seguidores no Instagram.
Seu segundo empreendimento, Nicolau Bar da Esquina, premiado como melhor bar do Brasil pela Revista Prazeres da Mesa, recentemente mudou de lugar para o Belvedere. No Ninita Cozinha, Leo faz uma mescla da cozinha italiana e mineira, restaurante de maior sucesso comercial do grupo e maior procura por parte da clientela. O Mina Jazz Bar traz um ambiente retrô, dentro de um prédio centenário do centro de Belo Horizonte, com alta coquetelaria e comidinhas deliciosas. O mais recente estabelecimento, Mararéu, mescla frutos do mar aos peixes amazônicos, numa cozinha moderna, feita na brasa do carvão, com produtos cuidadosamente selecionados.
Leo o mineiro com os prêmios mais importantes na gastronomia: Chef do Ano Prazeres da Mesa, 50 Best America Latina, Chef Revelação Guia 4 Rodas, Chef do Ano da Revista Veja 7 anos consecutivos, Chef Hors Concours Revista Encontro, além de dezenas de premiações regionais.